Luciano Borges dos Anjos

sábado, 8 de maio de 2010

SALVADOR:BA. Líder do tráfico é morto em confronto


JORNAL TRIBUNA DA BAHIA. Tatiana Ribeiro
08/05/2010


Três homens morreram em confronto com a polícia, na tarde de ontem, na Rua Simões Filho, bairro da Boca do Rio. Dentre eles, está o líder do tráfico de drogas, Leandro Floquet Miranda, 24 anos. Além dele, ainda foram mortos, o sobrinho dele, José Carlos Miranda de Santana, conhecido como "Zé Baiano", 19 anos, e Mateus Ramos Damasceno, conhecido como "Pinga", 21 anos. De acordo com informações do delegado Nilton Tormes, titular da 14ª Delegacia, um outro indivíduo ainda está foragido.

Durante a ação da polícia, foi preso Elivan Souza Paranhos de Oliveira, 24 anos, acusado também de participar da quadrilha de Floquet. Durante a operação, foram apreendidos dois revólveres calibre 38, uma espingarda calibre 38, e meio quilo de maconha. As investigações contaram com a participação de policiais da 7ª e 14ª Delegacia, policiais da Rondesp e do Departamento de Tóxicos e Entorpecentes.

De acordo com testemunhas que não quiseram se identificar, por volta das 13 horas de anteontem, três policiais almoçavam em um restaurante do bairro, quando três homens passaram num pálio azul escuro, de placa JXB 7525. Os policiais saíram do restaurante em perseguição. “Os acusados chegaram a fugir.

Dois deles entraram em um salão de beleza e um foi executado dentro de uma padaria. Houve tumulto e confusão. As pessoas não sabiam do que se tratavam e entraram em pânico", descreveu o morador. Segundo o delegado Cleando Pimenta, do Departamento de Tóxicos e Entorpecentes, no mês passado a polícia intensificou as investigações na região do Calabar e do Alto das Pombas, devido ao elevado número de ocorrências de homicídios e tráfico de drogas no local.

Durante a ação, foi preso Elivan, que é acusado pela polícia de ser armeiro da quadrilha. “Ele serviu para o exército prestando serviço em tal função. No decorrer das investigações, a polícia tomou conhecimento que Leandro Floquet estaria circulando na região na Boca do Rio. Marcamos campana lá e conseguimos pegá-lo com seus comparsas.”, explicou o delegado.

Articulação para o crime envolvia membros da família
Leandro Floquet é acusado de ser o mentor da chacina do Alto das Pombas que resultou na morte de quatro pessoas em abril de 2008. Ele ainda respondia pelos crimes de formação de quadrilha, em 2006, pela 14ª Delegacia, e por porte de arma na região da 6ª Delegacia.

Ainda segundo policiais, o sobrinho de Floquet, "Zé Baiano", seria o braço direito dele na sucessão da liderança do tráfico de drogas na região do Alto das Pombas, na Federação. “Ele responde por vários homicídios nessa região apesar dele só ter passagem por porte ilegal de armas”, ressaltou o chefe do Serviço de Investigação da 7ª Delegacia do Rio Vermelho, Paulo Portela.

Ainda de acordo com informações da polícia, quase toda a família de Floquet teria envolvimento com o tráfico de drogas. A tia dele, e mãe do acusado de tráfico “Zé Baiano”, conhecida como Simone, está presa desde 2009 pela prática do mesmo crime e foi condenada a três anos e seis meses. (TR)