Luciano Borges dos Anjos

segunda-feira, 24 de maio de 2010



A força do presidente Lula

Tasso Franco

Publicada no Jornal Tribuna da Bahia


Pesquisa Datafolha publicada no último fim de semana na Folha de São Paulo, realizada nos dias 20 e 21 de maio com 2.660 entrevistas em 162 cidades e registrada no TSE, revela o poder de transferência de votos do presidente Lula da Silva, o qual conseguiu colocar sua candidata e do PT, Dilma Rousseff, à frente de José Serra no segundo turno com percentuais de 46% e 45%, respectivamente. É um feito e tanto visto que, na estimulada de dezembro do ano passado, a 1ª do Datafolha, Dilma tinha 26%, Serra 40% e Marina 11%. Agora, na quinta rodada, Dilma subiu para 37%; Serra 37% e Marina 12%. E, observando-se o segundo turno, em dezembro Serra tinha 49%; Dilma 34%, a equação inverteu-se e, pela primeira vez, Dilma venceria o pleito se as eleições fossem hoje.
As eleições, no entanto, ainda serão em outubro e faltam quatro meses, considerando-se, em tese, o mês “perdido” da Copa do Mundo (11 de junho a 11 de julho), quando as atenções estarão mais voltadas para Dunga do que para os candidatos à Presidência da República, governadores dos Estados e assim por diante. Mas, imaginar que vão ficar parados vendo a bola rolar nesse período, nem por sonho. Serra faz sua convenção nacional em Salvador, dia 12 de junho, e Dilma e Marina também terão que fazer as suas até 30 de junho, em pleno furor da Copa.
A pesquisa Datafolha aponta, ainda, que Dilma cresceu espacialmente no Brasil em todas as regiões, avançando sobretudo no Sul e Sudeste, áreas até então com melhor desempenho do “tucano”. No Nordeste, que é a parte que mais nos interessa, onde Lula tem uma aprovação de ótimo/bom da ordem de 85% (sua aprovação nacional é de 76%), Dilma subiu de 37% para 44%; e Serra, até em função de suas viagens à Bahia e ao Ceará não perdeu votos e manteve 33%. Diferente, aliás, do que aconteceu em todas as outras regiões onde perdeu votos, inclusive no Sudeste na relação de 45% (Serra) para 26% (Dilma); agora com 40% (Serra) e 33% (Dilma).
Veja, pois, como é importante para Serra essa posição estratégica na Bahia, maior colégio eleitoral do Nordeste e 4º do país; e em igual modo para o projeto Lula/Dilma, porque no Estado está o representante mais graduado do PT entre os governadores, Jaques Wagner, e aqui se trava uma disputa de vida ou morte para o DEM, com a candidatura Paulo Souto, uma das 3 deste partido com razoável viabilidade eleitoral. É provável que o Datafolha publique pesquisa sobre os estados. E, só aí, teremos uma dimensão do que se passa.
Mas, a julgar pelos números da última Vox Populi (Wagner, 41%; Souto 32%; Geddel 9%), o governador precisa e muito da ajuda do companheiro Lula, mesmo que o presidente tenha que se desdobrar nos dois palanques no Estado, visto que seu governo é apenas mediano e os números que desfruta na atualidade não refletem sequer a metade do desempenho do governo Lula na região. Seria, mínimo, de 42,5%, uma vez que a marca do desempenho do governo federal no NE é 85%.
Uma outra questão vista da pesquisa Datafolha foi o avanço de Marina Silva no conhecimento do público como candidata a presidenta do Brasil, subiu 10 pontos em 1 mês saltando de 63% para 73%, o que representa um indicador interessante, mas, que não refletiu (sequer alterou) seu desempenho da intenção do voto estimulado, mantendo-se em 12%. Esperava-se que, com a saída de Ciro Gomes, PSB, pudesse carrear para sua sacola eleitoral 2% ou 3% desses prováveis dissidentes, e nada aconteceu. Ou seja, a campanha está polarizada entre Serra e Dilma, com um nível assustador de decisões (74%), ainda na pré-campanha.
O presidente Lula sabe a dimensão de sua força política. Vai depender muito dele conduzir Dilma à vitória. E, nesse embalado, eleger alguns governadores do seu partido. Wagner está na lista. E vai necessitar muito desse empurrão.