Luciano Borges dos Anjos

sábado, 8 de maio de 2010

Professor Pedro Borges



Homenagem ao professor Pedro Borges dos Anjos
Título de Cidadão de Salvador foi iniciativa do vereador Alan Castro

O professor de idiomas e mestre da Loja Maçônica Caridade e Segredo, Pedro Borges dos Anjos, natural do município baiano de Umburanas (atual Antônio Cardoso), foi homenageado pela Câmara Municipal com a concessão do Título de Cidadão de Salvador. A sessão solene, requerida pelo vereador Alan Castro (PTN), foi realizada no Centro de Cultura da Câmara.
Editor do jornal O Guarany, o professor reside atualmente na cidade histórica de Cachoeira, no Recôncavo baiano, mas teve e mantém grande atuação na capital, contribuindo para a formação de algumas gerações de alunos. “Mesmo estabelecido e residente em Cachoeira, Pedro Borges dos Anjos mantém residência em Salvador, conservando com a comunidade soteropolitana fortes ligações, a exemplo do Rotary Internacional e da Ordem Maçônica, de cujas instituições é membro militante”, frisou Alan Castro na saudação ao homenageado.
Além do mestrado em língua inglesa, concluído nos Estados Unidos, o professor formou-se em teologia e estudou por sete anos para produzir e defender tese que lhe conferiu o grau de Doutor em Hermenêutica e Línguas Originais das Escrituras Sagradas. Segundo Alan Castro, Pedro Borges dos Anjos estudou também árabe corânico no Centro Islâmico da Bahia, “incorporando o idioma ao domínio que tem de outras línguas como latim, grego e hebraico, que na sua visão contribuem fortemente com o entendimento mais perfeito de textos originais das Escrituras Sagradas”.
Enquanto estudava nos Estados Unidos, o professor foi também professor de língua portuguesa nos Projetos do Corpo da Paz para o Brasil, integrando o corpo docente da Escola de Treinamento Internacional, no Estado de Vermont.
Pedro Borges dos Anjos agradeceu a homenagem e se declarou emocionado com o reconhecimento do seu trabalho. A mesa da sessão contou com as presenças do vereador Edson da União (PMN), do juiz arbitral Antonio Carlos Gomes de Cerqueira; do presidente do PHS, Miguel Ângelo Rehem; do dentista Tarcísio de Castro Dayube e do bispo e psicanalista Elias dos Santos.