Luciano Borges dos Anjos

segunda-feira, 30 de julho de 2012

CACHOEIRA: Wagner inaugura estrada sob protestos por segurança


Depois de participar do 25 de Junho, data que comemora o início das lutas pela independência da Bahia, em Cachoeira, o governador da Bahia, Jaques Wagner esteve mais uma vez na cidade para inaugurar a obra de asfaltamento da BA-880. O evento, realizado nesta quarta-feira (25) na comunidade de Santiago do Iguape inaugurou o trecho de 16 quilômetros liga o povoado da Opalma à comunidade de São Francisco do Paraguaçu, na zona rural de Cachoeira. Foram investidos pouco mais de R$ 6 milhões nas obras da estrada vicinal. Estiveram presentes na solenidade autoridades políticas como o vice-governador da Bahia Otto Alencar, os senadores da república Lídice da Mata e Valter Pinheiro, os deputados federais Luís Alberto e Bira Coroa, o prefeito de Cachoeira Tato Pereira, além de moradores das comunidades da Bacia do Iguape. A obra irá beneficiar diretamente cerca de 6 mil pessoas nas quinze comunidades da bacia.
Um fato chamou atenção durante a solenidade. Portando faixas e cantando palavras de ordem moradores da comunidade pediram por segurança pública, durante o discurso de Wagner. O governador informou sobre a possibilidade de implantação de um posto policial na região do Iguape.

Texto e Fotos: Leomir Santana
Repórter do Jornal A Cachoeira






ELEIÇÕES: Cachoeirano é candidato a prefeito em Santo Antonio de Jesus

Pouco conhecido em Santo Antonio de Jesus e menos ainda na sua terra natal, Cachoeira. Esse é o perfil de Franderrak dos Santos Mascarenhas, candidato pela segunda vez seguida ao cargo de prefeito da maior cidade do recôncavo. Mas, mesmo estando a muitos anos na política e sendo vice-presidente estadual do seu partido, o PSOL, seu nome e seu rosto são pouco conhecidos, tanto em Cachoeira, quanto em Santo Antonio de Jesus.
Franderrak tem diversas formações é Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador, mestrando pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, perito criminal da policia técnica da Bahia, professor universitário, radialista, ex- conselheiro tutelar, ex- petroquímico.
Quando se candidatou pela primeira vez, em 2008, obteve 891 votos, um total de 1,90% dos votos válidos. Em 2010, ele voltou a se candidatar, desta vez ao cargo de deputado federal e chegou, inclusive, a visitar Cachoeira durante a campanha. Mas, nas urnas, os 1.697 votos, que recebeu lhe renderam apenas 0,03% do total de votos válidos.
Para 2012, o candidato usará a mesma estratégia: não declarou bens ao Tribunal Superior Eleitoral, fixou o limite de gastos da campanha em R$ 50 mil; não fará comícios, nada de panfletagem. Apenas alguns encontros e almoços com lideranças municipais; e a promessa de um governo de participação popular. Ao seu lado, três dos 148 candidatos a vereador da cidade, que apesar de não estarem coligados com nenhum outro partido, confiam no sucesso nas urnas, assim como o candidato a prefeito.

Eliandson Santos
Repórter do Jornal A Cachoeira