Luciano Borges dos Anjos

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O que é regularidade maçônica?


Nem códigos nem Atos de qualquer autoridade maçônica têm o poder de retirar do maçom a sua regularidade. A regularidade é conferida pelo processo iniciático. Quem quer que passe pelo processo da iniciação maçônica é ungido de poderes irrevogáveis e reconhecido por quantos passaram e receberam a mesma unção em qualquer parte do mundo, ante a soberania de sua universalidade. Compromissos dessa natureza, desse alcance, dessa dignidade, nenhuma autoridade, nenhum grão mestre, nenhuma assembléia de Loja, de Grande Loja ou de Grande Oriente de quaisquer potências maçônicas tem o poder de revogá-los. É na solenidade da iniciação e nas sucessivas que o candidato é investido na unção da sua regularidade maçônica através de cerimônias em que predomina o discurso perlocutório.

As instruções maçônicas não são determinações impostas por mestres, veneráveis ou grão-mestres para serem cumpridas sob a venda que impede a visão, como se os maçons fossem discípulos cegos, que vivem nas trevas da ignorância, impedidos de manifestar a sua capacidade de homens livres e de bons costumes. Contrariando princípios fundamentais da Ordem Maçônica, desfigurando o direito inalienável que os maçons têm de visitar toda e qualquer loja maçônica, conforme instrui o Landmark No. 14, que integra a Carta Magna da Maçonaria Universal, na Bahia, o grão-mestre Itamar Assis Santos decretou a irregularidade, suspendendo por Ato de sua autoridade, os direitos maçônicos de irmãos que participaram das solenidades em comemoração ao Dia do Maçom, em agosto de 2011, em uma das lojas da obediência da Grande Maçonaria Mista do Estado da Bahia, na cidade de Feira de Santana.


FORA ESPÚRIAS!!!

Alega no Ato punitivo que a Grande Maçonaria Mista do Estado da Bahia é “espúria.” Procedeu de forma semelhante com a Ordem dos Cavaleiros Maçons Elus Cohens do Universo, do Estado de Rondônia. É manifesta imprudência do senhor Itamar Assis Santos tachar de espúria organização maçônica formalizada e instalada segundo as solenidades das Leis brasileiras em integral obediência aos princípios fundamentais da Maçonaria Universal. Seus integrantes são pessoas de reconhecido caráter, cidadãs e cidadãos de bem, pais de família exemplares e referências na comunidade. O “sereníssimo” ignorou o acordo maçônico internacional de Estrasburgo sobre a queda do Landmark No. 18 que impedia a iniciação de mulheres e de portadores de deficiência física na Ordem Maçônica, tendo em vista as Cartas Magnas das nações dos países democráticos que igualam em direitos homens e mulheres.

Na minha visão "organização espúria" é o "jogo do bicho", são "as casas de prostituição" e tantas outras contravenções que desafiam nossas autoridades, que nos desafiam, nunca irmãos maçons, cidadãos de bem que tiram o sustento e constroem o patrimônio familiar em negócios lícitos, e no exercício de profissões honrosas e dignas, como são todos quantos integram a Grande Maçonaria Mista do Estado da Bahia, sediada em Feira de Santana e os da Ordem dos Cavaleiros Maçons Elus Cohens do Universo, do Estado de Rondônia, sediada em Porto Velho, a capital. É um ultraje dizer que eles pertencem a uma organização espúria. O Grão-Mestre, fosse verdadeiramente comprometido e fiel aos princípios fundamentais e morais da Maçonaria Universal, exerceria sua autoridade com rigor para punir maçons adúlteros, com a suspensão dos direitos maçônicos e até com a exclusão, e com igual pena a todo e qualquer maçom envolvido com instituições da contravenção e os que mantenham relacionamento amoroso ilícito.

O verdadeiro maçom é livre e de bons costumes. Reconhece e é reconhecido por todos seus irmãos em qualquer parte do mundo. O segredo da identificação é universal, independente das línguas que se fala em cada país. Não é um Ato arbitrário, nem quaisquer outros, que têm o poder de alterar-lhe a prerrogativa. Tudo o que é necessário para o triunfo do mal, é que os homens de bem nada façam. Os maus triunfam em meio aos homens de bem quando estes os aplaudem ou optam por concordar ou silenciar sobre seus atos arbitrários.


Ir. Pedro Borges dos Anjos
Mestre Maçom