Luciano Borges dos Anjos

terça-feira, 7 de agosto de 2012


"O Beco da Morte''

Por Heraldo Cachoeira*

Você, por acaso, sabe quem foi Anastácio? Claro que não. Sabe onde fica o "BECO DA MORTE''? Aquele pedacinho de Rua ROQUE PINTO? Pois é, não faz tanto tempo, que eu e meu saudoso irmão Heron , em uma certa noite, ao passarmos por aquela triste viela, nos deparamos com uma comovente e chocante cena: um senhor, conhecido como " ZÉ PRETO " estava deitado no estreito e fedorento passeio, se contorcendo de dores e expelindo sangue pela boca. Enquanto o meu irmão tomava conta do pobre coitado, eu fui atrás de socorro. Ao chegar à esquina da pequena rua, divisei uma placa na parede com a seguinte inscrição: TV ANASTÁCIO, que por certo, servirá de informação para indicar a quem de direito, o local.

Segundo o meu irmão, naquela travessa, sempre está morrendo um morador de rua. Procurei fazer um levantamento entre ELES e cheguei à conclusão, que nesses dez anos, já houveram mais de dez óbitos naquela abandonada rua.

Foi, de fato aí, que me veio a idéia de colocar o apelido de "BECO DA MORTE", que embora tenha "pegado" em cheio, estou arrependido!

Os mais recentes que partiram do "Beco" para o Oriente Eterno, foram os conhecidos pelos apelidos: '' VELHO DO RIO", "ZÉ PEQUENO" e "BURRO INCHADO". É de bom alvitre lembrar notadamente aos puritanos e puritanas que torceram seus "delicados narizes" quando passam pelo "perfumado" beco, que nenhum daqueles infelizes, que perambulam naquela área, pediram para nascerem em lares, onde por vezes, a miséria impera, quanto mais, viverem em um "BECO" sujo e fedorento com um "lixódromo" em uma esquina, de onde catam os "alimentos" misturados com papéis sujos e de excrementos humanos, conhecidos como MERD... São, de fato, cenas deprimentes, chocantes e vergonhosas para aqueles que têm a vergonha como pudor! É o caso de se perguntar, onde estão as "OTORIDADES" de "Sucupira", as religiões filantrópicas? Infelizmente, esse descaso pelos semelhantes é o retrato vivo de uma sociedade hipócrita, podre, falsa e gananciosa! Sabemos todos, que presidiários e moradores de rua não votam, por isso são descartáveis e não há interesse em ressocializá -los. Se não querem ajudar, também não chamem a polícia, que por vezes, parte para o arbítrio Aqueles coitados do "BECO DA MORTE" não são parentes do Excelentíssimo Senhor Doutor Carlinhos Cachoeira, de "honrados" senadores e prefeitos, que segundo a imprensa séria, amealham fortunas da noite para dia!

Repito, como não votam, não querem filtros ou mesmo cestas básicas , pedem apenas cobertores, colchonetes, restos de comidas das creches e, se possível, serem encaminhados para uma clínica de recuperação. Nós, Maçons, praticamos a filosofia do que "a mão direita dá, a esquerda não pode saber; por esta razão, a Ordem Maçônica e os seus membros não divulgam os benefícios e caridades que fazem, como as outras instituições!

Agora, muita gente conhecida em Cachoeira, um senhor que morava na Travessa Almeida de nome EDIMILSON, conhecido como " BAU", pois é, ELE, quase todos dias dava café com leite e pão ao pessoal do "BECO" que aparecia em sua casa. Hoje, é sua viúva conhecida como, DONA DETE, que não tem hora, para colocar um pouco de comida nas latas enferrujadas dos que lá aparecem. Dona Dete é chamada pelo pessoal do "BECO" de minha MÃE. Cuidado com o carma espiritual carregado, lembre-se que perante DEUS todos somos iguais e que no momento, ELES estão de um LADO e nós de OUTRO.

A palmeira é alta, apodrece e cai, porque se engana a muitos por muito tempo, mas, não a todos por todo o tempo, um dia a casa cai. Eu não deveria fazer essa advertência mas, a tolerância maçônica , fala mais alto.

Segundo a ONU, o CANDONBLÉ é a religião mais antiga do mundo porque nascera no continente africano, o mais antigo de todos.

Necessário se faz dizer aos adeptos das maldades que o CANDOMBLÉ é uma religião fortíssima e requer muito cuidado e espiritualidade dos seus praticantes, porque os seus preceitos são muito fortes. Tem ELA, além de sua ritualística, os seus segredos, sua liturgia, sua cosmografia, a rigorosa obediência aos Orixás e muita reverência ao Pai Oxalá, portanto não se arvorem ao mandar fazer "DESPACHOS" a conselhos de terceiros, princi-palmente, para resolver problemas particulares. Cuidado para não caírem dos " CAVALOS " porque é muito perigoso se brincar com entidades divinas. Saibam que as maldades feitas a terceiros, pode voltar para os mandantes, no todo ou em parte e muitas vezes, carreiam para antes queridos e os autores venham a sofrer por "TABELAS", pelas irrespon-sabilidades e falta de conhecimentos dos ditames do CANDONBLÉ.

Fazer "TRABALHOS" como: Despacho, ebó, bozó ou feitiço, sem conhecimento, é muito temeroso, mesmo que seja na ritualística da Umbanda, Quimbanda ou o respeitado VODUM. Perguntem ao nosso SACERDOTE do candomblé, o experiente PAI BENÍCIO, a verdade dos fatos! Por favor, deixemos o "POVO DE RUA" em paz e as encruzilhadas limpas, como as demais ruas. Eu sou o "REI" - "ORÍ ENI NÍ ÚM 'NI J'OBA"! Meu SAVARÁ.

* HERALDO CACHOEIRA é advogado e oficial reformado da Marinh