Luciano Borges dos Anjos

terça-feira, 7 de agosto de 2012


Um líder de verdade

Por Luciano Borges dos Anjos
Politicamente falando, no meu entender, na maioria das vezes, nenhum prefeito é líder, apenas na sua concepção ou na concepção de alguns correligionários que foram privilegiados. Poucos são aqueles políticos que conquistam pela humildade, pelo respeito, principalmente, aqueles que atuam nas cidades do recôncavo baiano. Muito jamais são exemplos a serem seguidos, tanto no que tange a vida pública quanto à pessoal.

Muitos políticos se auto-entitulam líderes pelo poder que ocupa, mas, na verdade, não passam de influências negativas. Muitos são portadores da arrogância, da prepotência e do autoritarismo. Eles se acham o dono da razão. Não discutem. Não debatem, e quando fazem desta forma, já produziram com antecedência os resultados por eles desejados.

O prefeito de Pacholandia é corrupto, não tem tirocínio administrativo, dá maus exemplos em relação a bebidas e orgias, descaradamente, pode-se ver seu crescimento econômico pessoal desproporcional ao cargo que exerce, é individualista, prepotente, autoritário, mas mesmo assim, é considerado por alguns como um líder. Este é aquele que podemos chamar de Líder Forjado. Líder Criado. Lideres com estas características, mais cedo ou mais tarde, acabam por se dissolver. Tornam-se esquecidos em pouco tempo.