Luciano Borges dos Anjos

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

NO RIO DE JANEIRO

Escolas de samba fazem
alusão à Bahia

Só deu Bahia na noite deste domingo (19), no Sambódromo, Rio de Janeiro. A Boa Terra foi duplamente homenageada pela Portela e, em seguida, pela Imperatriz Leopoldinense. Na Portela, a cantora Marisa Monte foi destaque da Velha Guarda e, junto com Paulinho da Viola, abriu alas para o Senhor do Bonfim derramar as suas bençãos.
Marisa pediu, Oxalá atendeu! A escola adentrou o sambódromo e logo levantou a arquibancada com o samba enredo ‘…E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual…’. “É contagiante isso aqui!”, disse a baiana Karyne Lima. Um pouco mais atrás estava a musa do axé, Daniela Mercury, que empolgou a multidão com a batucada do Olodum e da Timbalada. Ela desfilou como destaque do carro “Canto da Cidade”.

Exaltação
Vestido de Babalorixá, o ator Milton Gonçalves tentou explicar sua fantasia dizendo que todo mundo tem um pouco de Bahia. “O papel do pai de santo é coordenar os trabalhos de um grupo, é agregar e unir pessoas num Terreiro de Candomblé. Estou aqui para mostrar isso!” disse.
Vanessa da Matta veio homenageando os 70 anos da sambista, Clara Nunes, mineira, que exaltou a Bahia em suas canções. "É arrepiante”, disse Vanessa, com trajes que lembraram a cantora - tiara de conchas e vestido rendado.
A atriz Sheron Menezzes mostrou samba no pé e conduziu chorando a bateria que sacudiu a Sapucaí. Tereza Ferraro, da diretoria da Portela, aposta nessa vitória para levar o desfile da escola à Bahia. “Vamos colocar nossa bateria campeã em Salvador, já pensou?”, prometeu a carnavalesca.
O secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, que também desfilou na Portela, disse que não tem como comparar o Carnaval entre duas cidades. “Rio de Janeiro e Salvador têm festas diferentes. São emoções incomparáveis”, afirmou Leonelli. Em pouco tempo o samba da Portela já havia contagiado e só se ouvia: “... Madureira sobe o Pelô... A Bahia me chamou...”.

Salve Jorge Amado!

Na sequência da homenagem à Bahia veio Jorge Amado, o escritor baiano que completaria 100 anos de vida em 2012, que foi tema da Imperatriz Leopoldinense. As saudações a Iemanjá e Oxalá, as frutas típicas, os cabarés, a luta do povo baiano contra o preconceito, Gabriela, Tieta e Nacib tudo isso ganhou vida na atuação de centenas de foliões que se animaram ao som da bateria da escola junto com a percussão do Ilê Ayiê.

A atriz Luiza Brunet demonstrou que tem elegância até na ponta do pé, como rainha de bateria. As crianças também participaram da festa, numa referência à obra ‘O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá’, escrita por Jorge Amado para homenagear seu filho, João Jorge. A pernambucana Célia Sá estava bem animada: “A Imperatriz vem para arrepiar”, disse ansiosa para desfilar na sua escola de coração.

Comemoração em Salvador
Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Azáro, disse no domingo (19), que o Rio e a Bahia são estados que se completam. “Muito justa esta homenagem à Bahia, feita por duas escolas tão importantes como a Portela e Imperatriz".
Depois do desfile da Portela, o secretário estadual de Turismo baiano, Domingos Leonelli, avisou que a vitória da escola tem que ser comemorada na Bahia. Quem gosta de festa tem mesmo que torcer, pois o baiano vai poder ver de perto uma das homenagens mais bonitas feitas ao seu povo. Tereza Ferraro, diretora da Portela, pediu que os baianos unissem forças. “Vamos colocar nossa bateria campeã em Salvador !”, prometeu a carnavalesca.

JORNAL FEIRA HOJE - 20/2/12