Luciano Borges dos Anjos

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cuidados durante o carnaval

Confira as dicas de segurança da Polícia Civil no Carnaval

O carnaval está chegando e o folião deve ficar atento às orientações da Polícia Civil durante os dias de folia. O primeiro cuidado é evitar circular com os originais de documentos pessoais, cartões de crédito, talões de cheque, celulares, máquinas fotográficas, filmadoras e outros objetos cobiçados por marginais.

“É prudente sair às ruas apenas com a cópia autenticada da carteira de identidade e quantidade de dinheiro suficiente para alimentação, consumo de bebida e transporte. Veículo particular deve ser deixado em casa”, orienta o diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), Cleandro Pimenta.

Segundo o delegado, o folião pode colaborar com o trabalho da polícia nas ruas, denunciando à patrulha da PM ou ao Posto Policial Integrado (PPI) mais próximo quando perceber a atuação de algum assaltante.

Cartão de identificação
Além de portar a cópia autenticada da cédula de identidade, o folião que for à rua sozinho é aconselhado a sair com um cartão de identificação contendo nome e telefone de um parente ou alguém íntimo que possa ser acionado em caso de emergência.

Esse cartão também deve informar se a pessoa é portadora de algum tipo de doença que exija cuidado especial e ainda tipos de medicamento que ela possa ou não ingerir. “Não é raro vermos foliões passando mal e até desmaiando, sem que as pessoas que os socorram possam acionar algum parente ou os médicos possam diagnosticar o problema com mais precisão”, declarou o delegado.

Bolsas, carteiras e pochetes, mesmo vazias, não devem ser levadas aos ambientes de grande concentração de público, pois aguçam a cobiça do marginal, bem como o celular. “Se for realmente necessário conduzir o celular ao Carnaval, combine com seu grupo de amigos de levar apenas um aparelho para uso coletivo, optando pelas ligações a cobrar”. O aparelho deve ser colocado num bolso interno, preferencialmente na frente da roupa.

Carros
O melhor é deixar os veículos em casa. Táxis e ônibus circulam com frota reforçada no Carnaval e são os meios de transporte ideais. Mas, se houver a necessidade de ir à rua de carro, reúna um grupo de amigos e utilizem um único veículo, que deve ficar num estacionamento controlado. “Nunca deixe a chave do automóvel com o guardador de rua”, destacou Pimenta.

O cidadão também pode evitar ser vítima de roubo, deixando de utilizar as vias vicinais de acesso aos circuitos do Carnaval, principalmente nas madrugadas. “Orientamos o folião a transitar pelas vias principais, evitando pegar atalhos para chegar mais rápido à Barra, Ondina, Campo Grande ou Centro Histórico. A polícia fica mais concentrada nos circuitos principais”.

Efetivo
Nos dias de Carnaval, a Polícia Civil mantém nos grandes circuitos um grupo especializado de policiais, intitulado Força e Reação. São 11 equipes compostas de 17 policiais do DCCP presentes nos principais pontos da festa, identificando os marginais e retirando-os de circulação. Os infratores agem, sobretudo, durante a passagem dos trios elétricos mais concorridos.
com informações do Correio da redação do PORTAL INFOSAJ