Luciano Borges dos Anjos

domingo, 24 de abril de 2011

Rotary Clube Cachoeira/São Félix







ROTARY INAUGURA BIBLIOTECA EM SÃO FÉLIX


Discursando na solenidade de inauguração da Biblioteca Francisco José de Mello, na comunidade da Fazenda Pilar, no município de São Félix, no dia 20/04/2011, o Prof. Pedro Borges, presidente do Rotary Club Cachoeira/São Félix, revelou que durante muitas décadas, Rotary Clubs e rotarianos em todo o mundo têm usado a Prova Quádrupla, como instrumento para desenvolver o respeito e compreensão entre os povos.

Disse ainda que o fundador do Rotary Internacional, o americano Paul Harris instruiu como se deve empregar a Prova conforme idealizada por ele. Primeiro que se decore o texto e, depois, se adquira o hábito de confrontar pensamentos, palavras e atos com as perguntas formuladas. Trata-se de um guia, uma referência, para se agir direito. Se guardada de memória e aplicada no tratamento com terceiros, contribuirá definitivamente para as mais efetivas e amistosas relações. Razão por que os Clubes de Rotary no mundo são locais de gestos bem medidos, são referências na construção de amizades duradouras, de companheirismo e de reconhecido apreço entre todos que integram seus quadros.

Assegurou o Prof. Pedro Borges que a experiência de muitos tem mostrado que se deve consultar sistematicamente a Prova Quádrupla para avaliar a retidão de pensamentos, palavras e atos, com que conquista sucesso e êxito em todos os empreendimentos que projetam.

A Biblioteca
Com um acervo de mais de 3.500 livros, abrangendo diversas áreas do conhecimento, a Biblioteca é uma doação do Rotary Clube Cachoeira-São Félix à unidade educacional da referida comunidade, a Escola Flamarion Pinto de Campos, para servir aos seus discentes edocentes, também eaos moradores do Povoado da Fazenda Pilar e adjacências.

Idealizada pelo pastor adventista Orlando Ferreira, rotariano, ex-presidente do Rotary Clube Cachoeira/São Félix, sob a inspiração denominada “O Direito de Ler”, a referida Biblioteca leva o nome do saudoso escritor cachoeirano, o rotariano Francisco José de Mello, falecido em 2010, considerado uma das mais fortes expressões na produção de crônicas, poesias e história da região, retratadas em 14 obras editadas nas quais expressa os mais diversos estilos literários.