Luciano Borges dos Anjos

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Burocracia e lentidão do governo

Motors pode desistir de fábrica na Bahia


A TAC Motors, que negocia a instalação de uma fábrica na Bahia, poderá desistir do negócio no Estado e transferir o investimento para o Ceará. A empresa pretende investir R$ 80 milhões nos primeiros cinco anos para produzir o jipe Stark 4wd.

O Ceará disputa a fábrica da TAC com a Bahia, onde as negociações estão avançadas. Entretanto, existem insatisfações do investidor. Segundo presidente executivo da montadora, Neimar Braga, um fator decisivo para a escolha do Estado é, além de atender os requisitos, dar velocidade ao tramite documental, burocrático. “Em trinta dias já conseguimos duas reunião no Ceará. Na Bahia, levamos de quatro a seis meses”, afirmou o empresário ao Diário O Povo.

Os executivos da montadora brasileira já estiveram no Ceará por duas vezes. Na primeira delas, em março, reuniram-se com o titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Mauro Filho. Mais recentemente, o encontro foi com o presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Ivan Bezerra. “Apresentamos as condições que estamos buscando. No início de maio, teremos a resposta se o governo aceita ou não”, adianta Braga.

A primeira fase do projeto, em quatro anos, a produção será de três mil automóveis por ano do primeiro modelo (Stark 4wd). Em seguida, deve chegar a 10 mil carros por ano, contemplando cinco modelos. Consolidado o negócio, a fabricação terá início em julho de 2011.