Luciano Borges dos Anjos

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Morte de Osama Bin Laden




Obama anuncia oficialmente a morte de Osama bin Laden

Por Chris Kleponis AFP – seg, 2 de mai de 2011 00:49 BRT

Em um pronunciamento na Casa Branca, Obama afirmou que, na semana passada, após ter recebido informações confiáveis sobre o lugar onde se encontrava Bin Laden, deu a ordem de atacar, e neste domingo "um pequeno grupo" americano conduziu a operação. Disse ainda que a cooperação com o Paquistão ajudou os Estados Unidos a localizar Bin Laden, e alertou que a Al Qaeda tentará outros ataques contra os Estados Unidos.

Antes do pronunciamento, o governo do Paquistão havia confirmado a morte. Bin Laden foi morto por forças americanas, nos arredores de Islamabad, capital paquistanesa. A morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército americano em parceria com o Paquistão, que localizou o terrorista durante a semana passada.Durante a operação, houve troca de tiros, mas nenhum militar americano ficou ferido. O corpo do terrorista estaria em poder das autoridades dos Estados Unidos.

Centenas de americanos comemoraram diante da Casa Branca quando o presidente Obama anunciou a morte de Bin Laden. O governo norte-americano emitiu um alerta para suas embaixadas sobre o risco de uma possível retaliação terrorista.

O anúncio da morte de Bin Laden vem quase dez anos depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 contra o World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, em Washington. Líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama Bin Laden sempre foi tido como um dos mentores dos ataques.